Especial

O Caminho da Luz italiano

Ex-freqüentadora e trabalhadora do Centro Espírita Caminho da Luz, casada com um italiano e vivendo há um ano e meio em Conegliano, na Itália, na região do Veneto, a 60 quilômetros da famosa cidade de Veneza, Graziela Henriques Westphalen, mesmo longe da sua terra não abandonou a prática espírita. Ao lado de outros dois brasileiros começou a estudar o Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo. Ao divulgar o trabalho na Internet tiveram a adesão de mais gente e hoje cerca de 15 pessoas participam  do grupo, sendo duas italianas. Com isso foi criado o Cammino della luce, centro espírita que conta com grupos de estudos do Livro dos Espíritos, do Livro dos Mediuns, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Apostilhas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, Fluidoterapia, Irradiações e Evangelização infanto-juvenil. Recentemente foi criado um grupo teatral denominado Sementes do Bem, que está montando peças e esquetes relativas às necessidades da Itália. Mais informações sobre as atividades deste centro espírita na Itália podem ser conferidas, em português, no site http://sites.google.com/site/camminodellaluce/

A seguir apresentamos uma entrevista realizada com essa irmã, combinada durante sua passagem pela capital gaúcha durante o mês de maio, e respondida diretamente da Itália através de e-mail:

Confraternização do Cammino della Luce
Pergunta - Como tem sido a recepção do público italiano?
Resposta - O conhecimento da doutrina espírita na Italia é quase nulo. Pela parcela de italianos que têm se interessado pelo espiritismo, é possível perceber que recebem de maneira muito positiva as explicações racionais e claras do espiritismo. Ate mesmo por que sao eles que nos buscam....

Pergunta - Como são vistos os espíritas na Itália?
Resposta - Ainda pela pouca difusão do espiritismo na Itália é difícil identificar a visão dos italianos em relação aos espíritas. Mas um ponto positivo que chama a atenção e admiração dos poucos freqüentadores italianos é a colaboração voluntaria e sem fins lucrativos dos trabalhadores espíritas.

Pergunta - Existem boas perspectivas de desenvolvimento do espiritismo na Itália?
Resposta - Do ponto de vista de necessidade, as perspectivas são as melhores, já que pouco ou nada se conhece da doutrina na Itália. Nesse sentido, um fator agravante, que confunde, é que alguns movimentos “espiritualistas” na Itália ainda são abordados de modo muito equivocado, pois apresentam finalidade lucrativa, formação de seitas, charlatanismo e, infelizmente, se distanciam das mensagens de Cristo. Do outro lado, do ponto de vista de dificuldades, as perspectivas de crescimento e desenvolvimento do Espiritismo na Itália, são parecidas com aquelas dos primeiros espíritas brasileiros, que enfrentaram muita ignorância, preconceitos e barreiras para implantação da doutrina. Mas, possuidores das mais belas virtudes e amparo espiritual, conseguiram divulgar e unir o movimento espírita no Brasil. Segundo informações fornecidas pela secretaria da União Espírita da Itália, seremos sempre pequenas células espalhadas por este país. Mas a obra é de Jesus e, com certeza, Ele fará o que é melhor e nós continuaremos com a nossa parte.
Palestra de Reginaldo Silva Araujo

Pergunta - Qual o maior problema em termos espirituais vivenciado pelas pessoas do local?
Resposta -
Seguramente o materialismo e todas as suas conseqüências infelizes. 

Pergunta - O que mais você conhece sobre o trabalho espírita em outros países da Europa?
Resposta
- O movimento espírita na Europa vem crescendo bastante nos últimos anos, principalmente pelo apoio e incentivo do Conselho Espírita Internacional. Ha ainda um grande numero de brasileiros conduzindo os Centros Espíritas, mas já encontramos também na Franca, Bélgica, Republica Tcheca e Hungria nativos como dirigentes. Na Espanha, os Centros Espíritas são coordenados por espanhóis, assim como os freqüentadores também são espanhóis. Alguns países já possuem seus órgãos federais, como o Conselho Espírita Holandês, Federativa Espírita Espanhola, Unione Spiritica Italiana, União Espírita Sueca, dentre outros. A literatura espírita aqui na Europa também vem avançando com sucesso e podemos encontrar as obras da Codificação em muitos idiomas. A evangelização das crianças e dos jovens vem ganhando seu espaço, já que até bem pouco tempo as atividades infantis e juvenis eram vistas com muitas dificuldades pelos dirigentes. Atualmente, encontros infantis e juvenis são realizados com sucesso na Espanha, Holanda e Bélgica.

Grupo de Teatro Sementes do Bem
Pergunta - Mais alguma coisa que queira acrescentar e que ache importante de informar aos espíritas do Caminho da Luz brasileiro?
Resposta
- Que todos devem agradecer a oportunidade de estar em um país em que a doutrina é admiravelmente aceita, divulgada e praticada e onde são poucas as barreiras de preconceito para participação no movimento espírita. E também que aproveitem toda a rica oferta literária, didática e formativa que o Brasil oferece.  Como aqui na Itália os cursos, palestras e congressos são raros utilizamos muito recursos da internet (radio, programas, cursos de formação de trabalhadores) elaborados cuidadosamente pelo movimento espírita brasileiro. E temos ainda a necessidade de fazer a tradução para o italiano de material para grupo de estudo, problema que o Brasil não apresenta.

Queremos agradecer todo empenho e o trabalho maravilhoso do movimento espírita em disponibilizar ensinamentos da doutrina Online, seja por TV ou radio, pois essa é uma maneira de trazermos para dentro de casa, mesmo muito longe do Brasil, um pouco da riqueza do espiritismo desenvolvido no Brasil.